QUEM É HADES, O DEUS DO SUBMUNDO NA MITOLOGIA GREGA?
Hades é um dos deuses mais conhecidos da mitologia grega, embora não seja cultuado por muita gente. Isto porque ele é responsável pelo reino do submundo, o chamado reino dos mortos.
Hades é um dos filhos dos titãs Cronos e Reia, e irmão dos deuses Zeus, Poseidon, Deméter, Hera e Héstia. Quando Zeus matou Cronos e tirou seus irmãos da barriga do pai, onde ele os mantinha aprisionados, dividiu com Hades e Poseidon os três reinos: a terra ficou com o próprio Zeus; Poseidon ficou responsável pelos mares; e Hades recebeu o domínio do submundo, situado embaixo da terra.
Quem é Hades?
É importante ressaltar que, diferente do que ocorre com o cristianismo, o submundo não é associado exatamente ao inferno, nem visto como o "reino do mal". Na mitologia grega, Hades é visto como um deus frio, sério e até tímido, mas também muito justo.
O deus do submundo tem como sua principal missão controlar o reino dos mortos e impedir que almas escapem de lá ou que os humanos tentem entrar no local. Além disso, Hades tem o poder de decidir para qual nível as almas descerão depois da morte. O pior deles é o Tártaro, onde há sofrimento e punição (e que seria o equivalente ao inferno cristão).
Para realizar esta tarefa, Hades conta com o auxílio de Caronte, o barqueiro que leva as almas até lá em troca de um pagamento; o cão Cerberus, que tem três cabeças e guarda a entrada do submundo; e as Fúrias, que julgam e punem os mortos.
Por conta de sua associação com o mundo das almas, foram construídos poucos tempos para Hades. O mais famoso deles é o Templo de Elide ou Elis. Lá, seus seguidores faziam sacrifícios a ele com sangue que escorria pelas fendas do solo, para que chegassem até o submundo.
FONTE: Clique aqui